“Quando Deus coloca no nosso coração o sonho missionário... sonhamos com coisas, por vezes, tão difíceis de alcançar”, assim escreve o Pedro Nascimento, Leigo Missionário Comboniano (LMC) em missão na Etiópia.
No texto que escreveu para nos falar sobre a sua experiência, o missionário revela uma descoberta: “O importante é a quantidade de amor que colocamos nas relações com as pessoas”.
O relato do Pedro também apresenta as dificuldades e desafios da missão: “O povo Gumuz, junto de quem agora vivo, é um dos povos mais marginalizados da Etiópia. Depois da Páscoa, devido a questões tribais, várias aldeias gumuz foram incendiadas, pessoas foram mortas. Durante várias semanas, no espaço das irmãs combonianas, em Mandura, viveram mais de 800 gumuz, sem casa e sem esperança… Famílias inteiras, imensas crianças. Quando lá vou, para cumprimentar as pessoas, sinto que somos chamados a ser portadores de esperança para aquelas pessoas, desanimadas e com medo de regressar às suas aldeias, onde não são desejadas pelos povos vizinhos”.
“Com humildade vos peço: rezem por mim e pela minha comunidade. Rezem pela Etiópia”.
Leia o testemunho completo do Pedro Nascimento no blogue dos LMC.