O primeiro Fórum Global para Refugiados é uma oportunidade para transformar o princípio do compartilhamento internacional de responsabilidades em ações concretas. Evento acontece em Genebra, na Suíça, de 16 a 18 de dezembro.
Em todo o mundo, mais de 70 milhões de pessoas estão deslocadas por causa de guerras, conflitos e perseguições. Mais de 25 milhões são refugiados que fugiram através das fronteiras internacionais e não puderam voltar para as suas casas.
Com a participação de chefes de estado e de governo, líderes das Nações Unidas, instituições internacionais, organizações de desenvolvimento, líderes empresariais e representantes da sociedade civil, o Fórum apresentará promessas e contribuições impactantes, além do intercâmbio de boas práticas.
O objetivo é gerar novas abordagens e compromissos de longo prazo para ajudar os refugiados e as comunidades de acolhimento a combater a xenofobia, a intolerância e o medo e capacitar os refugiados para reconstruir o seu futuro.
O encontro tem como base o Pacto Global sobre Refugiados, lançado em 2016, que procura promover a resposta internacional adequada aos fluxos em massa e situações prolongadas de refugiados.
Na quarta-feira, dia de encerramento do Fórum, celebra-se o Dia Internacional das Migrações.