Actualidades
19 dezembro 2019

Sudão do Sul: Mensagem de Natal pede paz e reconciliação

Tempo de leitura: 2 min
Conselho das Igrejas deseja que 2020 seja um ano de esperança para este país africano
---

A mensagem de Natal do Conselho das Igrejas do Sudão do Sul pede orações pela paz, perdão e reconciliação, para que as partes em conflito assumam o diálogo como única via de solução. As igrejas cristãs desejam ainda que 2020 seja um ano de esperança para este país africano.

O texto, assinado também pelo arcebispo comboniano de Juba, Dom Paolino Lukudu Loro, indica que “enquanto os ventos da implementação do Novo Acordo para a resolução do conflito no Sudão do Sul continuam a soprar entre muitos obstáculos, o Natal convida-nos a centrar a nossa atenção neste sinal que é o Menino Jesus e a ver nele o rosto das crianças e dos povos que continuam a sofrer”.

“Por isso, as Igrejas do Sudão do Sul pedem orações especiais neste Natal: para que o Senhor doe a Paz, cure as feridas, dê o perdão e a reconciliação e para que as partes em conflito retomem o diálogo e encontrem uma solução que permita uma convivência pacífica no Sudão do Sul”, lê-se na mensagem.

Na conclusão da mensagem, as igrejas cristãs desejam fazer de 2020 um ano de paz e de esperança: “uma paz que permita às crianças ir à escola, às mulheres viverem sem medo, aos refugiados e aos deslocados voltarem para casa com dignidade e aos líderes de sentarem-se ao redor de uma mesa para discutir o futuro do nosso país”.

O Papa já manifestou o desejo de visitar o Sudão do Sul em 2020. Em abril de 2019, o Santo Padre recebeu no Vaticano o presidente Salva Kiir e o líder da oposição Riek Machar, que participaram num retiro espiritual. Na ocasião, Francisco convidou as partes a percorrer o caminho da reconciliação e a “buscar o que une e superar o que divide, em espírito de verdadeira fraternidade”. O Papa beijou então os pés dos líderes presentes.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail