Na celebração do Dia da Vida Consagrada, domingo, 2 de fevereiro, o Papa salientou que esta data recorda o “grande tesouro” da Igreja.
“Hoje celebramos a Festa da Apresentação do Senhor: quando Jesus, recém-nascido, foi apresentado no templo pela Virgem Maria e por São José. Esta data marca também o Dia da Vida Consagrada, que recorda o grande tesouro na Igreja daqueles que seguem de perto o Senhor na profissão dos conselhos evangélicos”, anunciou Francisco.
De acordo com as palavras do Papa, o Evangelho diz-nos que, “quarenta dias depois do seu nascimento, os pais de Jesus levaram o Menino a Jerusalém para o consagrar a Deus, como prescreve a lei judaica”.
Este episódio apresenta à nossa atenção o exemplo de alguns personagens: “Eles são apresentados no momento em que experimentam o encontro com o Senhor no lugar em que Ele se torna presente e próximo do homem. Trata-se de Maria e José, Simeão e Ana, que representam modelos de acolhimento e de entrega da sua vida a Deus”.
“Que a Virgem Maria nos ajude a contemplar todos os dias em Jesus o dom de Deus para nós e a deixar-nos atrair por Ele no movimento da doação, com jubilosa admiração, para que toda a nossa vida se torne um louvor a Deus no serviço aos nossos irmãos”, concluiu o Santo Padre.