A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou um comunicado sobre a situação do coronavírus e as medidas de prudência a serem observadas nas celebrações e nos espaços litúrgicos.
A nota refere que “perante a situação que estamos a viver em todo o mundo, motivada pelo coronavírus COVID-19, apelamos à serenidade e ao incremento da prevenção nos cuidados de higiene”.
“Recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a comunhão na mão, a comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta”, lê-se na nota.
Nesse sentido, os bispos convidam a seguir estritamente as indicações e normas da Direção Geral de Saúde (DGS).
É possível visitar a página web da DGS, onde encontramos uma área dedicada ao coronavírus. Os materiais em vídeos, imagens e textos explicam sobre a epidemia, sobre os modos de contágio e as medidas gerais de proteção para o cidadão. Em caso de tosse, febre e dificuldade para respirar somado às situações como ter visitado uma área afetada pela epidemia ou o contacto com um doente infetado, a recomendação é ligar para o serviço Saúde 24
O uso de máscaras, por exemplo, é recomendado apenas para pessoas infetadas para que não andem a espalhar o vírus. Pessoas que não estão infetadas pelo coronavírus não necessitam de máscaras.