Foi divulgada nesta quinta-feira, 5 de março, a Mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2020, que tem como tema «Jovem, Eu te digo, levanta-te!».
Este ano, a JMJ é celebrada a nível diocesano no dia 5 de abril, Domingo de Ramos.
Na mensagem, Francisco diz que “nesta caminhada, sempre que alcançamos um marco importante, somos desafiados por Deus e pela própria vida a pôr-nos novamente em marcha” e afirma que os jovens, são “especialistas nisto”.
Por isso, o Papa recorda que como destino da próxima peregrinação intercontinental em 2022, foi escolhida a cidade de Lisboa, capital de Portugal.
O Papa evoca então a história missionária de Portugal, dizendo que “de lá, nos séculos XV e XVI, inúmeros jovens, incluindo muitos missionários, partiram para terras desconhecidas a fim de partilhar a sua experiência de Jesus com outros povos e nações”.
O tema da JMJ de Lisboa será: «Maria levantou-Se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) e nos dois anos que precedem o encontro, Francisco quer refletir, juntamente com os jovens, sobre outros dois textos bíblicos: «Jovem, Eu te digo, levanta-te! (cf. Lc 7, 14)», em 2020, e «Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste! (cf. At 26, 16)», em 2021.