Hoje, 8 de março de 2020, Dia Internacional da Mulher, estive na Prisão de Butembo (todos os Domingos orientamos a oração paralitúrgica). As Prisioneiras saíram pintadas e vestidas a preceito, que o Dia da Mulher, aqui, como noutros países da África subsariana tornou-se o Dia da Kitenga: peça de pano multicolorido que as mulheres enrolam à cintura e que cobre até aos pés e é considerada «símbolo da nossa dignidade».
A prisioneiras de Butembo, puderam dançar com alegria no exterior. E ganharam umas prendas, sendo que os espectadores eram nada menos que a Diretora Geral da Prisão, um oficial da polícia e os chefes dos diversos Departamentos das Nações Unidas, aqui e eu.
Foram oferecidos detergentes, sabão, alimentos e uma máquina de costura “para que aprendam a coser bem e possam ser grandes costureiras quando saírem daqui”, explicava o responsável dos Conselheiros Prisionais, da MONUSCO.