O novo presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, nomeado pelo Papa Francisco no dia 25 de maio de 2019, refere que um dos desafios do diálogo inter-religioso é colaborar para a construção da paz mundial.
Em entrevista concedida ao Vatican News, o bispo espanhol Miguel Ángel Ayuso Guixot falou sobre os principais desafios à frente do Conselho, destacando o projeto de educação para a paz no contexto do diálogo inter-religioso.
“Acábamos de apresentar no Conselho Mundial de Igrejas um pequeno subsídio para a educação para a paz… Há necessidade de promover uma verdadeira e sã educação aos valores morais, ao ensino religioso adequado para que seja promovida uma educação à coexistência, à aceitação dos outros”, disse.
O desafio “é colaborar para construir a paz mundial”, refere, e aqui o bispo comboniano menciona que a Declaração de Abu Dhabi como “um dos acontecimentos mais importantes destes últimos meses” em relação ao diálogo inter-religioso.
“É um documento muito importante, também devido ao facto de ter sido deliberadamente assinado pelo Papa e pelo grande imã de Al Azhar, e isso já indica que existe um compromisso concreto para que o espírito do Documento de Abu Dhabi seja disseminado e colocado em prática nas diferentes comunidades. Somente a fraternidade será capaz de transformar o mundo em que vivemos hoje e do qual todos, de uma forma ou de outra, lamentamos, porque vemos tantos valores essenciais fracassarem”, apontou.









