“Vou até vós para caminharmos juntos. Caminhamos juntos quando aprendemos a preservar as raízes e a família, quando cuidamos do futuro dos filhos e do irmão que está ao lado, quando vamos além dos medos e das suspeitas, quando derrubamos as barreiras que nos separam dos outros”, disse o Papa Francisco na mensagem por ocasião da viagem apostólica à Roménia que se realiza entre 31 de maio e 2 de junho.
O tema oficial da visita é “Caminhamos juntos”.
De acordo com o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o Santo Padre leva “uma mensagem de encorajamento e de unidade”, seguindo os passos da histórica viagem de São João Paulo II, há 20 anos.
Na mensagem, Francisco cita os irmãos Pedro e André, os Apóstolos de Cristo, para falar dos laços de fé que unem os cristãos:
“Aguardo com grande expectativa e alegria o encontro com o Patriarca e o Sínodo Permanente da Igreja Ortodoxa Romena, como também os pastores e os fiéis católicos. Os laços de fé que nos unem remontam aos Apóstolos, em especial, o vínculo que uniu Pedro e André, que, segundo a tradição, levou a fé às vossas terras. Irmãos de sangue, eles também derramaram o sangue pelo Senhor… E é uma herança comum, que nos chama a não nos distanciarmos do irmão que a compartilha”.









