Actualidades
23 agosto 2025

Igreja Próxima, Igreja missionária

Tempo de leitura: 1 min
O Papa Leão XIV continua o impulso missionário da Igreja Católica. Logo na primeira saudação convidou todos a sentirem-se missionários, «como Igreja unida, procurando sempre a paz, a justiça, esforçando-se sempre por trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, para anunciar o Evangelho».
---

 Leão XIV quer que o ímpeto missionário se manifeste como proximidade: «Queremos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que procura sempre a paz, que procura sempre a caridade, que procura sempre estar próxima, sobretudo dos que sofrem», afirmou.

A 22 de Maio, encontrando-se com os participantes na Assembleia Geral das Obras Missionárias Pontifícias, o papa expôs a sua experiência como missionário no Peru: «Quero começar exprimindo-vos a minha gratidão, bem como aos vossos associados, pelo dedicado serviço, indispensável à missão evangelizadora da Igreja, como posso testemunhar pessoalmente a partir da minha experiência, nos anos de ministério em que servi no Peru.»

Como papa missionário, Leão XIV sublinha que é urgente levar Cristo, como peregrinos de esperança, a todos os povos. Aos delegados das obras missionárias presentes em Roma, disse: «O nosso mundo, ferido pela guerra, pela violência e pela injustiça, necessita ouvir a mensagem evangélica do amor de Deus e experimentar o poder reconciliador da graça de Cristo. Neste sentido, a própria Igreja, em todos os seus membros, é chamada a ser “fermento de concórdia para a humanidade”».

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail