Actualidades
20 janeiro 2026

Ministério de escuta, proximidade e acompanhamento

Tempo de leitura: 3 min
O padre Joaquim de Sousa Pereira é missionário comboniano português. Conta como desenvolve a sua atividade pastoral em terras brasileiras.
---

Estou na paróquia de Santo António, em Marcos Moura, bairro do município de Santa Rita, no Estado brasileiro da Paraíba. A realidade social de Marcos Moura é marcada pela pobreza generalizada, pelo aumento da violência e pelos grandes desafios que as famílias enfrentam diariamente. Com o tempo, envolvi-me nos vários programas pastorais das comunidades cristãs, que procuramos apoiar com zelo, amor e compaixão, seguindo o exemplo de Jesus. Sabemos bem que todo trabalho pastoral está ligado à missão de Cristo, o Bom Pastor.

O acolhimento que recebi das comunidades cristãs foi caloroso e afetuoso. Eles fizeram-me sentir parte desta grande família que é o povo de Deus. São pessoas simples, respeitosas e hospitaleiras. Todavia, apesar da dureza da vida, elas não perdem a alegria de viver e a gentileza de lidar com os outros.

O trabalho pastoral é fundamentalmente a proclamação de Cristo ao mundo e a colaboração no plano humanizador de Deus Pai, e envolve não apenas os pastores, mas toda a comunidade cristã. Sempre acreditei na liderança comunitária, não na liderança individual.

Enquanto agente pastoral na freguesia de Marcos Moura, o meu trabalho centrou-se principalmente na escuta, proximidade e acompanhamento, para proclamar o Evangelho e fomentar a formação cristã. Os nossos interlocutores são pessoas que já conhecem a Cristo.

Os desafios pastorais consistem em chegar aos cristãos cuja fé permanece relativamente superficial ou tradicional. Mas também sentimos a necessidade de procurar as “ovelhas desgarradas”, aqueles católicos mais despreparados em termos de fé e compromisso na Igreja.

Temos tentado encorajar os cristãos a viverem a sua vocação na Igreja com uma abordagem missionária, encorajando-os a ir ao encontro dos vizinhos, através de visitas programadas durante as quais recitamos o rosário e celebramos a Eucaristia, reunindo os cristãos que vivem naquela área, bem como organizando outras iniciativas. Sentimos a necessidade de reativar e fortalecer o ministério juvenil, familiar e vocacional.

O trabalho pastoral inclui, entre outras coisas, o serviço aos necessitados, o estudo da Bíblia e a dimensão comemorativa que buscamos promover em nossas comunidades. A paróquia, através do seu Ministério da Criança, oferece apoio aos menores e às suas famílias em dificuldade. Existem também outras instituições sociais, geridas e concebidas pelos Missionários Combonianos e pelas suas equipas, que prestam apoio aos membros mais desfavorecidos da população. Entre eles estão o Centro Comunitário de Formação Educacional, administrado pelas Irmãs da Divina Providência; o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Óscar Romero; o Projeto Jurídico, programa de apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; e a Cooperativa de Coleta de materiais recicláveis.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail