Música
27 julho 2025

Dois Discos: Mermans Mosengo e Susana Baca

Tempo de leitura: 3 min
Os discos para este mês de setembro chegam do Congo e do Peru. A justiça no mundo e o cuidado com a Mãe Terra dominam um e outro disco.
António Marujo
---

musica-disco1-congo-to-mississipi-mosengo-revista-alemmar

Título: Congo to Mississipi

Autor e intérprete: Afro Fiesta

Disponível nas plataformas digitais

 

Mermans Mosengo deixou Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo, para procurar uma vida melhor. Mudou-se para Angola e lá conheceu um jovem baixista conhecido como Big Sammy e tornaram-se amigos. Decidiram, então, mudar-se para a África do Sul, procurando melhores oportunidades. Mosengo chegou ao país em 1998. Anos depois, juntamente com Jason Tamba, também ele músico originário da RD Congo, formaram a banda Afro Fiesta, um nome que expressa a variedade geográfica e cultural dos seus integrantes. As suas músicas misturam diferentes influências: reggae, makossa (música das áreas urbanas dos Camarões), rumba congolesa, afro-jazz e ritmos latinos. Jason e Mermans cantam sobre a dor do passado da sua nação, a beleza do seu povo e os sonhos que têm de um mundo livre.
É esse sentimento que expressa a composição Congo to Mississipi, escrita por Mermans e Greg Johnson, co-fundador do projecto Playing for Change, que reúne músicos do mundo inteiro em prol de mudanças globais. Como refere a letra da música, citando uma frase atribuída a Gandhi, «sê a mudança que queres ver no mundo».

 

 

musica-disco2-palavras-urgentes-susana-baca-revista-alemmar

Título: Palavras Urgentes

Autor e intérprete: Susana Baca

Disponível nas plataformas digitais

 

 

Susana Baca é uma cantora, compositora, professora, investigadora e historiadora peruana. Foi ministra da Cultura do seu país, tornando-se o segundo ministro afro-peruano da história do Peru. Durante anos, percorreu o litoral peruano, recolhendo testemunhos e documentos dos povos afro-descendentes, a fim de registar e preservar a tradição afro-peruana. A sua extensa obra recupera ritmos, memórias e harmonias ancestrais que marcaram a identidade cultural do Peru e da América Latina. Ganhadora de três Grammy Latino, receberá o Prémio pela Excelência Musical dos Latin Grammy 2025 no próximo dia 9 de Novembro, na cerimónia que se realiza em Las Vegas. Susana Baca leva décadas a apresentar a música afro-peruana pelo mundo. No álbum «Palavras Urgentes» (2021), convida a viver no sentido mais pleno e a lutar por um mundo melhor, com paz e fraternidade. Vestida de Vida, um dos temas do disco, é um belo canto à paz e um convite premente a cuidar da Mãe Terra. Com a sua voz poética, Susana Baca continua a inspirar as novas gerações e a apelar ao compromisso social para mudar o mundo.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Outubro 2025 - nº 761
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.