Livros
09 fevereiro 2024

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Este mês, Marta Arrais dá destaque ao livro «Maria Madalena, a Apóstola dos Apóstolos», uma obra essencial e completíssima sobre a história de vida de Maria Madalena.
Marta Arrais
---

A obra Maria Madalena, a Apóstola dos Apóstolos, da autoria de Carmen Bernabé, constitui-se como uma análise histórica (e crítica) da figura de Maria Madalena que pretende, não só desfazer alguns mitos criados pelo cinema e pela literatura em torno da figura desta mulher, como trazer à luz as características mais esquecidas da mesma que foram sendo apresentadas por textos e registos mais antigos.

É natural que qualquer um de nós se sinta profundamente atraído pela história de Maria Madalena, pela sua relevância bíblica e também pelo mistério que parece envolver a sua humanidade desde o início dos tempos. Poderá afirmar-se que este livro serve o propósito de elucidar qualquer cristão mais curioso sobre este tema, mas também o de aprofundar as bases teológicas em torno da «apóstola dos apóstolos», mesmo se estivermos perante um leitor mais conhecedor do tema.

Esta é uma obra essencial e completíssima sobre a história de vida de Maria Madalena e oferece-nos uma abordagem teórico-crítica bem fundamentada sobre esta mulher cuja existência atravessou séculos e, sem dúvida, ainda nos marca nos dias de hoje.

 

Livro1

Como podemos ler na introdução da autora, este livro divide-se em quatro partes com intuitos distintos, mas que acabam por complementar-se e interligar-se. Na primeira parte, a autora expõe as diferentes imagens e associações atribuídas à figura de Maria Madalena, ao longo do tempo, tanto na literatura como em outras formas de arte. Podemos, inclusivamente, neste primeiro capítulo ver algumas pinturas de relevância inegável na construção desta imagem que atravessa o tempo.

Na segunda parte, Carmen Bernabé mergulhará nos textos dos Evangelhos e é a partir destes que fará a sua análise, mostrando-nos o que vale, de facto, a pena valorizar. Podemos destacar aqui a importância de Maria de Magdala enquanto testemunha da aparição de Jesus Ressuscitado.

Na terceira parte, somos confrontados com algumas questões que se prendem com o debate sobre esta figura nos tempos actuais, sendo que todos estes elementos são cruciais para uma melhor compreensão desta mulher tão importante na vida de Jesus e dos restantes apóstolos.

Na quarta e última parte, a autora aprofunda a «relevância actual da memória de Maria Madalena e a sua função socioeclesial» permitindo-nos uma interpretação mais fiel relativamente a tudo o que tem sido escrito e dito sobre Maria Madalena.

Em conclusão, esta é uma obra que está ao alcance de qualquer leitor interessado em compreender melhor a figura de Maria Madalena e que pretende uma versão mais aproximada da verdade dos factos e da própria História. 

Título: Maria Madalena, a Apóstola dos Apóstolos

Autora: Carmen Bernabé

Editora: Paulus

www.paulus.pt  |  Tel. 219 488 874

 

 Livro2

Esta obra, considerando os apelos presentes no magistério do Papa Francisco, em particular na Fratelli tutti, realiza uma análise da relação entre a Igreja e o mundo. Apresenta também reflexões sobre a importância de uma Igreja sinodal e fraterna, a vocação, o serviço sacerdotal e a igualdade entre homens e mulheres. 

Título: Uma Igreja Transformada pelo Povo

Autores: Hervé Legrand e Michel Camdessus

Editora: Paulinas

www.paulinas.pt  |  Tel. 219 405 640

 

 

 Livro3

A obra de Miguel Panão, colaborador da Além-Mar, começa com uma leitura epocal, em que constata que a nossa visão do tempo se limita à sua gestão, mas não se abre à possibilidade de o gerar. E sugere caminhos concretos, que nos permitem desenvolver a percepção e a vivência do Tempo 3.0 rumo a uma Vida Plena. 

Título: Tempo 3.0 – Uma Visão Revolucionária da Experiência Mais Transformativa do Mundo

Autor: Miguel Oliveira Panão

Editora: Cordel D' Prata | https://cordeldeprata.pt |  Tel. 211 976 670

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Março 2024 - nº 744
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.