A obra Surpreendidos pela Esperança é da autoria de Timothy Radcliffe, frade dominicano e teólogo, que já habituou os leitores à pertinência e relevância da sua escrita.
Este é um livro constituído por várias meditações do autor, redigidas na altura do sínodo, que nos trazem um espelho das várias questões com que a Igreja (e os seus líderes) têm vindo a debruçar-se nos últimos tempos.
A expansão do mundo global que hoje conhecemos trouxe-nos a novidade e o rompante da tecnologia, mas, muitas vezes, continuamos a sentir-nos mais longe do que nunca daqueles que sofrem, das “periferias” e dos problemas que enfrentam, hoje, os cristãos por todo o mundo.
Assim, o cardeal Radcliffe ousa oferecer-nos uma luz sobre o tanto que tem sido escuro ao redor do mundo, na própria Igreja e, até, individualmente dentro do coração de cada um de nós. Radcliffe vem falar-nos de esperança. Na preparação para o sínodo, preparou-se, e preparou os que se reuniriam consigo, para um encontro mais aprofundado com o Senhor. Como ponto de partida para este encontro destacou os Evangelhos e alguns dos episódios bíblicos mais marcantes. São esses mesmos episódios que, hoje, nos resgatam da nossa solidão e egoísmo e nos obrigam a reposicionar-nos como discípulos modernos.
Na introdução, da autoria do próprio Timothy Radcliffe, somos interpelados de uma forma profunda: será legítimo e possível ter esperança num mundo em que tantos conflitos e separações se reacendem permanentemente?
Segundo o autor, a resposta é, sem dúvida, afirmativa, sendo que a esperança não vem do exterior nem do mundo, mas sim da presença do Ressuscitado que se faz vida em nós a cada dia. É ao cultivar esta aproximação e ao reconhecer o caminho para Deus que poderemos trilhar um caminho que resplandeça no meio do caos e da guerra.
Na verdade, e tomando como exemplo uma das meditações que integram este livro, vivemos precisamente num mundo escuro que precisa de ir à procura do Senhor no túmulo, como fez Maria Madalena. É nesse amanhecer aparentemente vazio, mas tão cheio do essencial, que podemos encontrar a raiz para a paz e para um mundo mais fraterno e unido. Segundo o autor, é necessário viver as perguntas que se fazem ao invés de procurar desesperadamente por respostas vazias. Se vivermos o que perguntamos, as respostas virão ao nosso encontro.
Esta é uma obra imprescindível para os dias de hoje, capaz de desinstalar qualquer leitor. Terminemos com uma das frases da introdução que, na verdade, poderia resumir perfeitamente estas páginas: «Por tudo o que foi, obrigado. Por tudo o que será, sim!»
Marta Arrais
Título: Surpreendidos pela Esperança
Autor: Timothy Radcliffe
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 640
O livro apresenta uma reflexão teológica e espiritual sobre a figura de Maria, mãe de Jesus. Como frisa o autor, na Europa, a comunidade cristã de amanhã poderá ser uma minoria criativa e missionária se repropuser um modelo mariano de viver a fé: um estilo de vida ancorado na Palavra, no discernimento, no seguimento radical, nos carismas, nos sacramentos da fé.
Título: O que Podemos Dizer sobre Maria
Autor: Giuseppe Forlai
Editora: AO
livraria.apostoladodaoracao.pt | Tel. 253 689 443
O livro apresenta a primeira biografia de Leão XIV, que foi eleito papa no dia 8 de Maio de 2025. Dignitário da Cúria depois de ter sido missionário no Peru, o novo papa é resolutamente um homem de paz e de unidade.
O livro, com prefácio do cardeal Jean-Paul Vesco, revela quem é Leão XIV, de onde vem este religioso americano, e quais poderão ser as suas prioridades.
Título: Leão XIV – O Sucessor Inesperado
Autor: Christophe Henning
Editora: D. Quixote
https://www.leya.com | Tel. 214 272 200