

Título: O Encontro que Acende a Esperança
Autor: Luigi Giussani
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 640
A obra O Encontro que Acende a Esperança é da autoria de Luigi Giussani e assume-se como um conjunto de transcrições dos seus diálogos com uma comunidade de jovens universitários. É um livro dialogado que rapidamente cativa o leitor pela simplicidade do tom da escrita e pela sua profundidade e capacidade de interpelação.
O prefácio deste livro foi redigido por Pietro Parolin, que nos revela que a narrativa de Giussani tem como fio condutor a pergunta de Bento XVI: «O que podemos esperar?» O autor tenta responder-nos como e o que esperar num mundo que parece afundar-se mais do que se salva; e, nessa sequência, interpela-nos: teremos direito à esperança?
Na verdade, somos levados a crer que o que nos traz felicidade são os bens materiais, o prestígio, o estatuto social… quando a verdade é que o que nos salva e nos faz felizes é viver para o amor. No entanto, este não é um Amor qualquer: é o amor ilimitado que Deus tem por nós.
É no abraço de misericórdia de Deus que nos reparamos, salvamos e autenticamos como indivíduos e como cristãos. O autor revela-nos, deste modo, todas estas verdades de forma exímia e, ao mesmo tempo, simples quando se dirige ao leitor através da sua escrita. Deus ensina-nos que o amor incondicional é, precisamente, receber este abraço Seu apesar de todas as nossas fragilidades e dificuldades. Pietro escreve que «Deus derrama sobre nós a sua ternura continuamente»; uma ternura eterna e sem quaisquer condicionamentos. Compreendemos, deste modo, que, por muito que tenhamos problemas, temos também colo seguro e firme onde repousar. E isso, sem dúvida, faz toda a diferença.
À medida que adentramos as páginas deste livro somos imediatamente transportados para uma realidade de diálogo com o próprio Luigi Giussani que nos envolve e, ao mesmo tempo, nos desinstala. O autor mergulha em diferentes aspectos de questões sensíveis para os jovens (e para todos nós!) como o medo, a dificuldade nas relações, a humildade, a capacidade de arriscar e o desafio de viver de acordo com os nossos valores e princípios.
Em conclusão, esta é uma obra que nos permite um reencontro com a esperança. Que nos fala ao ouvido e ao coração e que nos relembra da proximidade de Deus e para com a realidade desafiante das nossas vidas enquanto peregrinos numa sociedade, tantas vezes, disforme e desviada.
Também nós somos chamados a ser sinal de esperança e de amor quando tudo à nossa volta parece apontar em direcções contrárias. Enquanto houver quem caminhe com a luz acesa, haverá sempre forma de fazer frente à escuridão.

Título: O Deus dos Nossos Pais – O Grande Romance da Bíblia
Autor: Aldo Cazzullo
Editora: Presença
www.presenca.pt | Tel. 214 347 000
A Bíblia deixou de ser lida e muitos desconhecem o livro maravilho que é. Desconhecem as histórias fascinantes que contém e como estão mais próximas de nós do que imaginamos. Numa viagem que vai da Criação até à ressurreição de Jesus, o autor transporta-nos às raízes da nossa cultura, oferecendo uma visão sobre a condição humana e a nossa busca de sentido.

Título: O Cérebro Ideológico
Autora: Leor Zmigrod
Editora: D. Quixote
https://www.leya.com | Tel. 214 272 200
O livro apresenta uma investigação da neurocientista Leor Zmigrod, que explica como as ideologias moldam não apenas as crenças, mas também a estrutura dos cérebros e como podemos libertar as nossas mentes de dogmas tóxicos. Um livro inovador que nos desafia a resistir ao pensamento a preto-e-branco e a reavaliar as nossas convicções mais profundas.
