

Título: O Filho, Jesus
Autor: Ludwig Monti
Editora: Paulinas
www.paulinas.pt | Tel. 219 405 640
A obra O Filho, Jesus de Ludwig Monti, monge e biblista, fala-nos sobre um Jesus que consegue ser contemporâneo e que é capaz de tocar a realidade do que vivemos hoje. Reconhecendo-lhe esta faceta, que rima com a actualidade, o autor recorre aos Evangelhos de Lucas e de Mateus para definir Jesus e a duplicidade que o caracteriza: um ser-dádiva para os outros que, por ter a consciência do amor incondicional do Pai, nos ama, também, incondicionalmente. Jesus é, precisamente, este amigo incrível e inigualável que, ainda hoje, está capaz de dar a vida por cada um de nós.
Podemos afirmar que o autor pretende, com esta sua obra, reflectir sobre como podemos viver e exprimir aquilo que é a raiz do “essencial cristão” à luz do que vivemos na actualidade. Assim, Ludwig propõe-se analisar alguns dos encontros de Jesus no decorrer no seu ministério público, incluindo a sua relação com o Pai. Desta forma, e como nos relembra na introdução por si redigida, Jesus vem pedir-nos que o reconheçamos nos Evangelhos, e que saibamos, com profunda certeza, que o seu amor não se diz, mas antes se revela nos gestos que protagonizou ao longo da sua peregrinação terrena.
Jesus era coerente na forma como fazia corresponder o que dizia ao que fazia e revelava. Tudo isto se reforçará e culminará na sua máxima prova de amor e de entrega: a Paixão. É sobre este percurso, e ainda sobre o mistério da vinda de Jesus “na glória” que o autor focará a sua reflexão: «Abertura de horizonte ideal para a compreensão teológica e antropológica daquele que vem ontem, hoje e sempre».
Ludwig Monti escolherá algumas passagens exemplificativas e essenciais para tornar mais fácil a leitura a todos quantos desejarem mergulhar nestas páginas.
Conforme avançamos na leitura do livro aqui mencionado, somos brindados pela pertinência e qualidade das análises teológicas e humanas do autor, que nos oferece um tom escrito acessível e compreensível, apesar da complexidade das questões apresentadas e analisadas.
Como leitores, sentimos que estamos perante uma biografia comentada da vida do Filho de Deus e que somos presenteados com os ecos da sua passagem pelo mundo através da mensagem que deixou, e que, ainda hoje, nos é mostrada: «A actualidade encontra-se na história de Jesus, na figura de Deus e de discípulo que ela revela.»
Tudo se inaugura quando estamos perante o Amor de Deus pelo seu Filho e é inevitável que nos sintamos estarrecidos por este Amor que o próprio Filho soube transbordar para o coração de cada um de nós.

Título: As Mais Belas Orações de Todos os Tempos
Autor: José Luís Nunes Martins (org.)
Editora: Nascente
A obra é uma compilação de mais de 200 orações relevantes de que há registo, que vão dos povos primitivos ao Cristianismo actual. Estas preces têm diversas origens geográficas, temporais e confessionais, que fazem eco da essência espiritual de diferentes culturas e tradições religiosas ao longo da História e nos suscitam beleza, ternura e esperança.

Título: À Espera de um Novo Começo
Autor: Angelo Scola
Editora: Editorial AO
livraria.apostoladodaoracao.pt | Tel. 253 689 443
O livro apresenta reflexões sobre a velhice. No prefácio, o Papa Francisco escreve que «não devemos ter medo da velhice, não devemos ter medo de abraçar o envelhecimento, porque a vida é a vida e adoçar a realidade é trair a verdade das coisas». Nos dez textos, o cardeal Scola, aos seus 84 anos, parte da sua experiência para abordar as dificuldades e os valores da velhice.
