Livros
09 março 2023

Livros

Tempo de leitura: 4 min
Nas nossas sugestões de leitura deste mês destacamos a obra «Metamorfose Necessária – Reler São Paulo», de José Tolentino Mendonça, editado pela Quetzal Editores.
Marta Arrais
---

A mais recente obra do cardeal José Tolentino Mendonça pode ser considerada como uma aproximação completíssima à vida e ao testemunho de S. Paulo. Esta aproximação, segundo o próprio autor, pretende ser possível tanto para crentes como para não crentes, constituindo-se como uma demanda de questionamento da própria vida e dos valores que a regem.

A obra a que nos referimos é uma viagem pela história do Cristianismo e pelo contributo inegável e importantíssimo do apóstolo S. Paulo. Podemos afirmar que esta pegada que S. Paulo nos deixa é essencial para as raízes do Cristianismo e para o futuro deste, do qual hoje também fazemos parte.

Logo no prólogo (escrito pelo autor) somos cativados para a leitura das páginas que se seguirão. Diz-nos o cardeal Tolentino que Paulo deve ser considerado além do seu contributo confessional e que as suas ideias nos interessam a todos: «Conhecermos S. Paulo equivale também a conhecermo-nos melhor a nós próprios.»

Mais se acrescenta que este livro está dividido nas várias dimensões da vida de Paulo: compreende a sua biografia e os factos que integraram a sua vida pessoal e espiritual; debruça-se também sobre as cartas que escreveu bem como sobre a importância deste seu testemunho epistolar; revela-nos uma análise daquilo que o une à figura de Cristo; e oferece-nos ainda a perspectiva da «metamorfose da esperança».

 

Livro1

Conforme vamos mergulhando nesta obra sobre o apóstolo S. Paulo, temos a oportunidade de o conhecer mais profundamente e temos, ainda, a possibilidade de encarar o seu legado e o seu testemunho de uma forma que nos toca, ainda hoje. Sendo Paulo o primeiro escritor cristão ao serviço do anúncio de Jesus, oferece-nos, através das suas palavras, um carácter «transfronteiriço» do Cristianismo, revelando o potencial de crescimento e disseminação que acabou por caracterizá-lo.

Paulo transformou-se enquanto anunciador da Boa Nova e influencia também cada um de nós no sentido de uma metamorfose interior, capaz de nos revelar a única verdade que importa: que Deus é amor e que esse amor não exigente de reciprocidade veio para nos salvar e para ser gratuidade plena. É assim que Jesus pretende que amemos os outros também: sendo protagonistas de um amor pleno que se basta em si mesmo sem pedidos nem trocas.

Em conclusão, este é um livro histórico, bibliográfico e de carácter teológico sobre a vida e o testemunho do apóstolo S. Paulo. No entanto, mais do que um conjunto de factos analisados à luz da história do Cristianismo, acaba por se tornar um manifesto que impele ao amor. Torna-se um apelo a uma vivência mais plena da fé cristã.

Título: Metamorfose Necessária – Reler São Paulo

Autor: José Tolentino Mendonça

Editor: Quetzal Editores

www.quetzaleditores.pt  |  Tel. 21 762 60 00

 

 Livro2

A obra é uma antologia das principais reflexões realizadas por Bento XVI durante o seu pontificado. O livro representa «uma espécie de “síntese espiritual” dos escritos de Bento XVI: aqui brilha a sua capacidade de mostrar a profundidade da fé cristã de maneira sempre nova», refere o Papa Francisco no prefácio.

Título: Deus é sempre novo

Autor: Bento XVI

Editora: Lucerna

https://principia.pt  |  Tel. 214 678 710

 

 Livro3

O autor, docente de História, apoia-se numa substancial análise documental e bibliográfica, para elaborar esta volumosa obra e apresentar a ascensão e queda da presença portuguesa em África. O leitor pode, assim, conhecer de modo profundo os momentos de crise ocorridos entre o século XV e o ano de 1974.

Título: A Política de Portugal e a África Colonial

Autor: João António Salvado

Editor: Edições Vieira da Silva

www.edicoesvieiradasilva.pt  |  Tel. 218 120 295

Partilhar
Tags
Livros
---
EDIÇÃO
Fevereiro 2024 - nº 743
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.