Mundo
28 maio 2025

Binacional Itaipú indemniza guaranis

Tempo de leitura: 4 min
A represa da fronteira entre o Brasil e o Paraguai que nos anos de 1970 privou os guaranis da sua «terra sem males» foi agora obrigada a pagar pelos estragos. Mas pagou barato, comparado com o que ocupou e destruiu.
Fernando Sousa
Jornalista
---

O Brasil e a poderosa hidroeléctrica Itaipú vão comprar 3 mil hectares de floresta e dá-los aos guaranis que desalojaram na sequência da construção do complexo, um dos maiores do mundo.

É um acontecimento. É história. Mas não resolveu o caso, que se arrasta há décadas.

A cedência não foi um gesto nem de boa vontade, nem propriamente de reparação, foi o resultado da homologação pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro de um acordo entre a Procuradoria-Geral e o lado renitente formado por entidades estatais e a empresa. E é para cumprir até ao próximo ano, a começar já.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Maio 2025 - nº 757
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.