Igreja
25 setembro 2025

Apostar na educação integral de crianças refugiadas

Tempo de leitura: 13 min
Em Joanesburgo, na África do Sul, o instituto dos Irmãos Maristas desenvolve, desde 2008, o projecto educacional Three2Six, destinado a crianças refugiadas e migrantes. O seu objectivo é promover o bem-estar físico, psicológico e espiritual dos beneficiários.
Ir. Bernardino Frutuoso
Director
---

Os conflitos armados na África, nomeadamente no Sudão, Sudão do Sul, Somália, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Burundi, têm sido causadores da migração e do deslocamento no continente. A África do Sul é o país africano que recebe o maior número de migrantes e refugiados africanos que fogem de situações de violência. Nesse contexto de vulnerabilidade, milhares de crianças refugiadas e migrantes que vivem em Joanesburgo, capital do país, não têm acesso à educação pública, ainda que este seja um direito consagrado na constituição do país.

Para dar uma resposta desde a fé cristã a essa situação, os Irmãos Maristas criaram no ano de 2008 o Three2Six, um programa inovador de promoção social e educação inclusiva que proporciona acesso à educação a rapazes e raparigas refugiados e migrantes com idades entre os 5 e os 14 anos. Estes menores, ao deixar os seus países de origem, interromperam os estudos ou, devido ao conflito armado, nunca puderam frequentar a escola.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Outubro 2025 - nº 761
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.