Artigos
16 outubro 2019

Médico na mina de ouro

Tempo de leitura: 5 min
O irmão comboniano Juan Carlos Salgado, médico de profissão, experimenta a alegria de servir os mais pobres e necessitados no hospital de Bondo, na RD do Congo.
Juan Carlos Salgado
Missionário Comboniano
---

Bondo é uma pequena cidade no Centro-Norte da República Democrática do Congo, na província de Bas-Uele, situada a uns 200 quilómetros a noroeste de Buta. Tem cerca de 40 mil habitantes e está localizada numa região muito isolada. As estradas estão em mau estado e só se chega de motorizada, o que torna as viagens muito cansativas. Como os bens de consumo são transportados nas motocicletas e nas estradas há muitos postos de controlo, nos quais se paga para poder passar, os produtos são muito caros.

Bondo é uma cidade multicultural – existem comunidades azandes, ngwandis, benges ou nandes, entre outras – e muitas das pessoas que chegam aqui vêm em busca de ouro. São congoleses que provêm especialmente do Baixo Uelé e das províncias circunvizinhas. Eles exploram as minas de modo artesanal. Cavam e lavam a areia até que encontrem o ouro, que depois vendem a peso. Aqui, pelos preços do mercado, um grama de ouro vale aproximadamente 45 euros.

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Novembro 2019 - nº 698
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.