Artigos
04 janeiro 2020

Para lá dos rendimentos

Tempo de leitura: 6 min
Não podemos continuar a relacionar o crescimento apenas com os rendimentos e a distribuição da riqueza, diz o PNUD. Temos de olhar para lá desse par de coisas se quisermos entender porque é que a América Latina está convulsa.
Fernando Sousa
Jornalista
---

De todos os documentos da ONU, o que os meios de comunicação social mais aguardam todos os anos é o relatório do Desenvolvimento Humano do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), no qual a organização toma o pulso ao mundo, que é afinal a casa das pessoas. É ali que mais se olha para o Homem e as suas circunstâncias. E o mais recente, publicado em Dezembro, lança de novo sombras sobre a América que aqui olhamos todos os meses do “Alto dos Andes”.

Ali se lê logo na abertura que as manifestações que atravessam a região, desde que o descontentamento se tornou uma faísca em Porto Rico, e foi por ali fora, incluindo as Caraíbas, provam que «persistem as percepções de injustiça e perda de dignidade, em especial entre a classe média e a população historicamente marginalizada» – os indígenas, claro. O resto é um alerta sobre o que pode ser também o ano que agora começa.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Janeiro 2020 - nº 698
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.