Artigos
12 agosto 2021

Luz para o Congo

Tempo de leitura: 12 min
No República do Congo, as Irmãs de São José de Cluny desenvolvem vários projectos nas áreas da saúde e da educação, ajudando as pessoas a ter uma vida mais digna e a sonhar com um futuro melhor.
António Carbajal
---

É meio da tarde em Brazzaville, capital do Congo. Um calor sufocante e húmido acolhe-nos no Aeroporto Maya-Maya. A zona de recolha de bagagens parece uma colmeia de pessoas que se aglomeram desordenadamente junto da única passadeira rolante enquanto esperam que apareçam as suas malas e os milhares de pacotes com os quais viajam. Estamos, finalmente, no Congo. Vamos visitar o hospital gerido pela Ir. Ana Pérez Cossío, religiosa das Irmãs de São José de Cluny, na missão de Javouhey.

Há trinta e dois anos, a Ir. Ana deu uma palestra aos Grupos Católicos de Loyola de Madrid. Contou o seu dia-a-dia entre o hospital e a missão em Brazzaville: a falta de medicamentos, a necessidade de fundos para a realização de projectos, a escassez de recursos, a sua angústia por não conseguir chegar a mais pessoas, mas também os milagres que fez com a pouca ajuda que recebia...

Partilhar
---
EDIÇÃO
Setembro 2021 - nº 716
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.