Artigos
15 maio 2022

Um grão de areia na construção de um mundo melhor

Tempo de leitura: 11 min
As Irmãs Franciscanas da Sagrada Família chegaram à missão de Charre, em Moçambique, no ano de 2006. Actualmente, a comunidade é constituída por três irmãs da Colômbia. Uma delas partilha a sua experiência no campo da educação.
Ir. Carmen Revelo
Franciscana da Sagrada Família
---

Vivi, durante os últimos três anos, juntamente com as irmãs Sandra Morales e Senid Bermudez, na missão de Charre, uma pequena povoação no distrito de Mutarara, na província de Tete, em Moçambique.

Sinto-me muito feliz quando vejo tantas crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, à nossa volta. Contudo, também fico triste, pois a maioria deles não tem possibilidades de frequentar a escola, para adquirir competências e conhecimentos no âmbito pessoal, social e académico e, assim, sonhar com um futuro diferente e melhor. Na região onde vivemos parece que as pessoas, em geral, não compreendem de maneira clara a importância da educação nas várias fases da vida e o significado do processo formativo em cada pessoa. É por isso que há muito poucas crianças integradas no sistema educativo, frequentando regularmente a escola e sem a abandonarem. 

Partilhar
---
EDIÇÃO
Junho 2022 - nº 725
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.