
O Entrudo ou Carnaval é uma festa móvel, que segue o calendário lunar, e se relaciona diretamente com a Páscoa, a celebração em que os cristãos celebramos o mistério da morte de Jesus Cristo.
Desde a Idade Média que os dias anteriores ao início da Quaresma – 40 dias em que os católicos nos preparamos para a Páscoa com jejum, oração e prática da caridade – passaram a ser conhecidos com a expressão latina “carne vale” que quer dizer “adeus, carne”, que dá origem à palavra portuguesa “carnaval”.
A Quaresma é um tempo especial em que os amigos de Jesus somos convidados, como Ele nos ensinou, a ser melhores pessoas e melhores cristãos. Para isso, podemos adotar três atitudes/ações sugeridas pela Igreja: encontrar-nos mais com Jesus, lendo a Palavra de Deus, escutando-O e falando com Ele da nossa vida, dos nossos amigos e familiares, da situação do mundo; fazer jejum, que não é só de alimentos, mas no teu caso pode ser, por exemplo, de doces ou videojogos; fazer frutificar os frutos de bondade e amor que Jesus faz crescer no nosso coração, com atos concretos de caridade, perdão, acolhimento, partilha com os mais necessitados, visita a pessoas doentes, ajuda desinteressada.
Bom caminho quaresmal!
