Sala de convívio
27 maio 2023

Cem anos de escuteiros

Tempo de leitura: 1 min
O CNE (Corpo Nacional de Escutas) está a comemorar o seu primeiro centenário de presença em Portugal.
Tiago Ferreira
---

A festa deste aniversário irá levar a Braga – berço do CNE, em maio de 1923 – muitos milhares de escuteiros (mais recentes e outros antigos) para um fórum nacional. O objetivo é construir uma visão partilhada acerca do início do segundo centenário. O CNE tem mais de 68 mil associados, com mil grupos locais espalhados por todo o País.

Educação diferente

A base do movimento escutista continua tão atual como sempre, a saber: a formação integral de crianças e jovens, segundo e seguindo o método de Baden-Powell. Ele idealizou a autoeducação progressiva, assente numa pedagogia não formal, em que os mais novos assumissem o papel principal no seu próprio desenvolvimento.

Decisão e ação

Ao tomarem consciência da importância da sua presença e atitude na sociedade em que vivem, os escuteiros são chamados a tomar parte nas decisões dos seus grupos, dos menos numerosos aos mais abrangentes, definindo assim a vida da maior associação juvenil do País. Além disto, aprendem o sentido de cidadania ativa e participam no progresso das comunidades onde estão inseridos. Velam pela sustentabilidade e empenham-se no vetor da evangelização. Eles sabem que, a partir da sua ação local, estão a ser coconstrutores de um mundo melhor.

Partilhar
Tags
Sabes
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.