Sala de convívio
08 abril 2020

Páscoa com gestos doces

Tempo de leitura: 3 min
Abril parece ter tudo preparado para a celebração da Páscoa: a ressurreição de Cristo.
Isabel Mesquita
Professora
---

Abril assinala, ainda, o fim de um período letivo de muito trabalho e algum cansaço. Vamos entrar numa pequena pausa letiva que não só nos vai possibilitar recuperar forças para os novos desafios, como nos permite fazer um balanço do nosso trabalho. A aquisição de conhecimentos é um dos desafios mais importantes que a escola te propõe e espera que tu respondas de modo positivo com o teu trabalho e esforço.

Adoça a vida dos outros

A escola exige que ponhas em prática um conjunto de valores, sem os quais não conseguirás atingir as metas propostas. Trabalho e dedicação são alguns deles, no entanto, há outros valores que, embora não tos exijam, fazem toda a diferença se os tornares hábitos do teu quotidiano. Valores que ajudam a construir uma escola diferente, com bom ambiente, onde todos se sintam bem. De entre esses valores, falo-te de um, que me parece ser cada vez menos utlizado: a cortesia.

Ser cortês parece ser algo antiquado, coisas tão à século passado!

Ser cortês é ser amável, simpático e atencioso.

Ser cortês é reconhecer o valor do próximo e verbalizá-lo.

É um sinónimo de bondade, de reconhecimento e de mostrar disponibilidade para ajudar.

É deixar passar um colega ou um professor que vai carregado, ajudar o professor a levar a pasta, ajudar o colega a apanhar as canetas, ajudar o auxiliar a limpar uma mesa…

Estes e outros de que te lembrarás, de que terás ouvido falar, são pequenos gestos de cortesia que transformam a tua escola num lugar agradável, simpático, onde se gosta de estar. Mas a cortesia também se faz com palavras: «Bom dia, professor(a)», «Boas férias, senhor(a) contínuo(a)», «Posso ajudar?», «Está muito bonita!», «Obrigada!». Um simples «olá» pode fazer a diferença no dia de alguém. Experimenta. E Páscoa feliz.

_________________________________________

Nestes tempos da covid-19, pedem-nos que fiquemos em casa para nos protegermos, cuidar de nós e dos nossos e ser solidários com a comunidade. Os Missionários Combonianos e as revistas Além-Mar e Audácia querem contribuir para que passes este período da melhor forma possível e, por isso, enquanto durar a quarentena, decidimos tornar de leitura livre todos os conteúdos das nossas publicações missionárias.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.