Sala de convívio
14 maio 2019

WasteApp

Tempo de leitura: 2 min
Já não é novidade em casa, no carro, na escola e em qualquer rua: reciclar é dar uma nova vida a muitos materiais que utilizamos.
---

O que é novidade? Uma aplicação que te ajuda a saber onde está o ecoponto mais próximo, o que podes ou não reciclar, o local mais próximo onde colocar vários resíduos para reutilizar e reciclar e as entidades validadas pela associação ambientalista Quercus para entrega de resíduos.

A aplicação WasteApp foi criada pela Quercus, em parceria com a Fundação Vodafone Portugal, com o objetivo de te ajudar a separar melhor o lixo, melhorar a percentagem de separação e contribuir para um ambiente mais sustentável.

 

O nosso lixo de cada dia

Os 10 244 296 portugueses produzem, por dia, cerca de 14 milhões de quilos de lixo. Fazendo a média, cada português produz perto de quilo e meio de lixo diariamente. Numa cidade como Lisboa, com 505 mil habitantes, traduz-se em 667 toneladas de resíduos urbanos quotidianos. E, todavia, apenas 16,5% de todo o lixo é separado para reciclagem.

 

«A Aventura da Reciclagem»

«Reciclar é viver», «Separar toca a todos», «As embalagens que vão para o ecoponto têm sempre um final feliz»... Mais do que uma campanha, um slogan, a reciclagem é uma atitude, é cuidar de um bem comum, a casa de todos: o planeta.

Há cerca de 50 tipologias de resíduos na WasteApp: desde baterias automóveis, passando por radiografias ou medicamentos, tóneres e tinteiros, várias tipologias de resíduos, monos domésticos, pneus, roupas, vidros. Basta carregar nas opções e encontrarás uma lista de vários locais – de norte a sul do País – onde é possível deixar os resíduos.

Os utilizadores podem também contribuir para enriquecer a informação disponibilizada na aplicação sugerindo novos destinos para os resíduos domésticos ou partilhando atualizações aos destinos já disponibilizados.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Maio 2019
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.