Sala de convívio
12 junho 2020

Xadrez à distância

Tempo de leitura: 3 min
O Lichess já era um dos mais populares sítios de xadrez e passou a ser ainda mais utilizado após a proibição dos torneios presenciais.
Luís Óscar
---

A pandemia trouxe uma preocupação acrescida para o pequeno argentino Ilán Schnaider, o primeiro xadrezista com menos de 9 anos a conseguir alcançar 2000 pontos ELO, a avaliação estatística que mede oficialmente a capacidade relativa dos jogadores.

Para o miúdo loiro de Palermo, que bateu este recorde no final de fevereiro, o isolamento social que também afetou a Argentina significou maior dificuldade em manter o seu elevado nível na modalidade. Ilán tornou-se o número 1 mundial sub-10, com 2060 pontos ELO, depois de somar 79 pontos num torneio ganho pelo seu treinador, uma semana antes de fazer 9 anos (a 8 de fevereiro), e mais 87 pontos nas meias-finais do campeonato argentino, onde venceu dois adversários com mais de 2000 pontos e defrontou dois com mais de 2100 e um com 2220. Para se obter a categoria de grande mestre é preciso obter 2500 pontos em pelo menos 24 partidas da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Partilhar
Tags
Campeões
---
EDIÇÃO
Julho 2020 - nº 587
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.