Sala de convívio
29 junho 2020

Não matar a criatividade

Tempo de leitura: 1 min
És criativo(a)? «Sim», responderás. A criatividade é uma característica humana. Todos nascemos com habilidades para modificar, reinventar, preservar e melhorar a nossa vida, a daqueles de quem gostamos – ou aquelas coisas que estimamos.
Fernando Félix
Jornalista
---

Uma pessoa criativa pensa como sair-se bem em situações difíceis, é destemida, persuasiva, inspira confiança. Conheces pessoas ou personagens de cinema ou de televisão que encarnem este conceito? Muitos, por exemplo, são fãs do MacGyver, apelidado de «canivete suíço humano». Quando há vidas a salvar, Natureza a preservar, uma guerra e evitar, ele consegue ver nos recursos ao seu dispor uma utilização que o salva dos apertos e permite ultrapassar os obstáculos que o separam do objetivo.

A criatividade, tão forte na infância e juventude, precisa de ser exercitada continuamente. Porém, muitas pessoas reconhecem que a sua capacidade de produzir ou modificar se atrofiou com o tempo.

A curta-metragem de animação Alike mostra como se pode matar a criatividade numa criança. Ela pode ajudar-te a refletir sobre este tema.

 

Sobre o filme

Título: Alike

Género: Animação

Realizador: Daniel Martínez Lara e Rafa Cano Mendéz

Duração: 8 minutos

Assiste: https://youtu.be/33vZGW7WH9Q

Partilhar
---
EDIÇÃO
Julho 2020 - nº 587
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.