Sala de convívio
13 agosto 2020

Porquê andar descalço?

Tempo de leitura: 2 min
Um estudo da revista «Nature» não sugere que se deixe de andar calçado, mas alerta para os riscos de nunca andar descalços.
Tiago Ferreira
---

Uma investigação da revista de medicina Nature em junho de 2019 comparou os pés de pessoas do Quénia que preferem andar descalças e de pessoas dos Estados Unidos da América que, não só usam sempre calçado, como preferem usá-lo com palmilhas amortizadoras. Os investigadores concluíram que os pés das pessoas descalças, apesar de calejados, não perderam a sensibilidade aos estímulos exteriores nem a proteção contra o solo acidentado enquanto andam. Por sua vez, as pessoas calçadas demonstraram maior tendência para lesões musculares e mais dores nas regiões das ancas e lombar.

O estudo não sugere que se deixe de andar calçado, mas alerta para os riscos de nunca andar descalços. O uso geral de calçado, especialmente o amortizado, pode contribuir para lesões no esqueleto, porque, ao anular a sensibilidade aos diferentes moldes do solo, há o risco de obrigar as articulações a força excessiva ou de comprometer o equilíbrio.

Partilhar
Tags
Sabes
---
EDIÇÃO
Setembro 2020 - nº 588
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.