Sala de convívio
02 dezembro 2020

Músicas de Natal

Tempo de leitura: 3 min
Uma maneira divertida de viver o tempo de Natal é organizar uma lista de reprodução de músicas da quadra. Sugerimos-te cinco internacionais e cinco portuguesas.
Redação
---

JINGLE BELL ROCK: Bobby Helms
Não há Natal sem esta canção. Apela para deixar-se guiar pelo toque dos sinos e viver o momento com diversão. Lançada em 1957, tem versões de vários artistas. Em 1983, bateu o recorde de canção mais executada no Natal.

HAPPY XMAS (WAR IS OVER): John Lennon
Este tema foi o culminar de mais de dois anos de ativismo pela paz empreendido por John Lennon e Yoko Ono. Foi lançado em 1971, com o Harlem Community Choir.

THANK GOD IT’S CHRISTMAS: Queen
Esta canção, lançada em 1984, proclama que «o mundo fará parte dessa noite especial, porque, graças a Deus, é Natal». Em 2019, foi produzido um videoclipe de animação, em que o mundo são todas as criaturas na Terra.

ALL I WANT FOR CHRISTMAS IS YOU: Mariah Carey
Lançada em 1994, chegou ao top musical em dezoito países, incluindo Portugal. Em 2018, bateu o recorde de canção mais executada num dia no Spotify: 10,8 milhões de vezes. O título é a mensagem: «Tudo o que quero neste Natal és tu»

CHRISTMAS LIGHTS: Coldplay
Lançada em dezembro de 2010, apenas em formato digital, terá este ano um lançamento em disco. É um hino a pensar no lado sombrio do Natal, naqueles que se sentem sós e abandonados durante o Natal.

A TODOS UM BOM NATAL: Coro Santo Amaro de Oeiras
Esta música nasceu com o Coro Santo Amaro de Oeiras, fundado em 1960 pelo Maestro César Batalha – tinha ele na altura 15 anos. É um clássico, é um dos hinos do Natal português.

QUANDO CHEGA O NATAL: Deolinda
Lançado em 2011, este grupo quis pôr os portugueses a refletir: «Diz-me lá porque é que tu só te lembras de mim quando chega o Natal? Porque é que só nesta quadra é que tu reparas se eu estou bem ou mal?»

NESTA NOITE BRANCA: Anjos & Susana
Lançada em 1999, é uma das músicas nacionais de Natal mais repetidas. Canta o desejo de estar juntos. «Feliz Natal... É o que eu desejo com todo o coração. Nunca te esqueças que o meu é teu.»

CARTA AO PAI NATAL: Boss AC
O rapper decidiu cantar os seus pedidos ao Pai Natal. Na longa letra, faz críticas à hipocrisia da sociedade, que trocou o aniversariante pelo consumismo, e que faz a guerra e muitas maldades, em vez da paz.

PRESÉPIO DE LATA: Rui Veloso
O próprio autor e vocalista explicou a canção num concerto acústico: «É uma música que fala do Natal na perspetiva das crianças que não o têm.» Faz olhar e pensar no Natal dos desfavorecidos, o Natal da pobreza.

Partilhar
Tags
Música
---
EDIÇÃO
Janeiro 2021 - nº 592
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.