Sala de convívio
17 junho 2021

Com fé ou sem fé

Tempo de leitura: 1 min
Em alguns momentos, já tive sentimentos de culpa por ter perdido a fé.
Margarida Leal
---

O termo "fé" é muito associado à religião, mas o seu significado é acreditar profundamente em algo sem necessitar de compreender tudo a seu respeito. Por isso, também temos fé em pessoas ou coisas, e, nomeadamente, em nós e nas nossas capacidades.

Em alguns momentos, já tive sentimentos de culpa por ter perdido a fé. Muitas pessoas falam sobre crises de fé em Deus, em que deixam de acreditar na Sua existência, sobretudo após momentos de grande tristeza ou de catástrofe nas suas vidas.

Estes momentos sem fé são normais, tão comuns como perder a fé em nós, deixar de acreditar que podemos alcançar algum sonho ou objetivo por nos sentirmos cansados ou desanimados. Por serem tão naturais, não devemos ser rápidos a julgar quem por eles passa. Se estou ou alguém está nessa situação, se não conseguimos acreditar em algo que sempre nos deu forças para continuar, talvez seja o momento de parar. Sim, porque é bom parar, ao contrário do que exige a nossa sociedade, que sejamos produtivos. O cansaço é um dos piores inimigos, pois faz-se sempre acompanhar de desânimo e dúvida.

É normal duvidar. É bom questionar. A fé surge nessa altura como uma habilidade que nos esclarece e encoraja interiormente. Ela diz-nos que há um sentido, um significado, uma oportunidade em cada situação.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.