Sala de convívio
16 setembro 2021

Temerários guardiães da Terra

Tempo de leitura: 3 min
A terra pertence a todos nós e fornece-nos todos os bens essenciais para a nossa sobrevivência. Vamos cuidar dela!
---

A vida que a gente quer…

… depende do que a gente faz. Mas quem é que faz o quê? Quem é que faz a vida? Querendo, a gente faz? Ela depende da gente? Quando olhamos o mundo, ninguém pode negar que existem muitos problemas. Existem dor, fealdade, falta de esperança. Sentimo-nos pequenos e impotentes. Não podemos consertar tudo, curar cada coração que sofre ou encher cada barriga que passa fome…

Então, o que a gente faz? Fazemos o que é natural e mais fácil: fingimos que não vemos o mundo como um todo. Em vez disso, voltamo-nos para nós mesmos e para o pequeno mundo que está à nossa volta.

Mas se olharmos de outra forma, veremos que não podemos fazer tudo sozinhos, todavia, cada gesto pequenino para ajudar vai fazer a diferença.

Na Natureza tudo tem um propósito: as árvores produzem oxigénio, sombra e alimento; as nuvens distribuem água... Mas nós não consideramos o impacto das nossas acções na Terra. São positivas, de cooperação: limpar, reciclar, proteger o meio ambiente?

Infância Missionária e Equipa Teatral (Sertaneja, Brasil)

 

As riquezas da terra

O ambiente pertence a todos nós. Por isso, temos de o respeitar. Se o destruirmos, não teremos uma vida saudável. As maiores riquezas do mundo são a água e o ar. Então, temos de acautelar que os esgotos das fábricas não sejam lançados diretamente para os rios e que sejam evitados derrames de petróleo no mar; há que andar mais vezes a pé e deixar o carro, e colocar filtros nas chaminés das fábricas…

Ana C. Lopes Leigo (Praia de Mira)

 

Terra saudável

O planeta Terra é onde nós vivemos. Todos temos o direito de respirar ar puro e de ter águas limpas, porque são muito importantes para a nossa saúde. Então, temos de ter alguns cuidados, e em especial para evitar a poluição. Se não for assim, vamos ter dificuldades para respirar, vão faltar alimentos tirados do mar e a terra não será saudável.

Luís M. C. Leigo (Praia de Mira)

 

Somos terra

A água, a terra e o ar são coisas muito belas e essenciais à sobrevivência dos seres vivos. Mas existem problemas ambientais, que deterioram a Natureza.

A poluição mata rios e mares. Os fogos nas florestas prejudicam a qualidade do ar e, por causa diso, existem muitas doenças e muitas alergias.

Também há a poluição sonora, como, por exemplo, nas fábricas que utilizam máquinas barulhentas, ou devido ao tráfego de automóveis e de aviões. Ouvir a música muito alto também é poluição sonora.

Todos devemos evitar estas coisas prejudiciais ao planeta, porque, com o tempo, a Terra pode deixar de existir.

Joel Pedro Caetano (Praia de Mira)

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Outubro 2021 - nº 600
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.