Sala de convívio
19 setembro 2021

Arrojados guardiães da Terra

Tempo de leitura: 4 min
Para que a vida na Terra não fique comprometida vamos tomar as medidas certas para melhorar o ambiente e para proteger as espécies em risco de extinção.
---

Até parece…

No nosso planeta há várias coisas belas: os animais, as plantas, as árvores e muito mais. Mas as pessoas desfiguram esta beleza, pondo lixo no chão (garrafas de plástico e de vidro, papéis, metais, plásticos…). Já vi mães e pais fazerem buracos na areia da praia para meter lá as fraldas dos bebés! Até parece que não há ecopontos ou caixotes de lixo! Por causa disto, qualquer dia a camada do ozono desaparece e não sobreviveremos com o calor dos raios solares.

Diogo P. Tanalheiro (Praia de Mira)

 

Somos terra

Se a Natureza é bela, ela poderá continuar a sê-lo com as construções integradas nos espaços verdes e com tratamentos de resíduos industriais e de águas residuais.

Andreia F. M. Custódio (Praia de Mira)

 

Estragamos tudo

Existem cinco tipos de poluição com a marca dos humanos: atmosférica, do solo, da água, sonora e poluição visual. Se o nosso planeta é tão belo, porque passamos os dias a estragar tudo?

Nélia Maria Miranda (Praia de Mira)

 

Planeta lixeira

A Terra é grande, mas parece uma lixeira.

Gonçalo Santos Damas (Praia de Mira)

 

Sujamos a terra

O Homem, desde que foi criado, suja muito o ambiente. Ele polui a água, a terra e o ar. Devia-se colocar filtros nas chaminés, andar mais de bicicleta ou a pé e construir fábricas com características mais amigas do ambiente. Também não podemos pôr lixo ns rios e nos mares, nem deixá-lo ou incinerá-lo a céu aberto.

As reservas naturais são o que eu acho mais belo no mundo. Nelas há animais, plantas e muitas outras belezas. E a água é o bem mais precioso que existe, porque serve para beber, para nos lavarmos e para todas as atividades que fazemos. Sem água é impossível viver.

Nós não devemos provocar incêndios na floresta, porque matam animais e plantas, destroem habitats e contribuem para o buraco na camada do ozono. A falta deste filtro faz aumentar a temperatura da atmosfera e da superfície da Terra e, com isso, dá-se o degelo das zonas polares, sobre o nível das águas dos mares, e muitas das zonas habitadas pelo Homem e por outros seres vivos ficarão submersas.

A chuva também pode ficar infetada com a poluição e começa a transportar substâncias poluentes. A isto chama-se chuva ácida.

Usamos sobretudo fontes de energia poluentes e de fontes que se esgotam: carvão, petróleo e urânio. Mas o que devíamos usar era as energias limpas: solar, eólica, hidroeléctrica e demais energias que, também, não se esgotam.

Francisca Alves Janeiro (Praia de Mira)

 

Planeta em risco

A Terra corre vários riscos. O Homem, ao poluir o ar, a água e o solo, e ao matar animais, está a pôr em risco toda a vida no planeta. O uso de produtos químicos na agricultura é mais um fator que põe em risco a vida na Terra, assim como o uso do nuclear para ter energia, ou a caça ilegal de animais e a captura de ovos. Toda a vida na Terra fica comprometida se não se tomarem medidas para melhorar o ambiente e para proteger as espécies em risco de extinção.

Margarida Pina (Praia de Mira)

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Outubro 2021 - nº 600
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.