Sala de convívio
25 setembro 2021

Fortes guardiães da Terra

Tempo de leitura: 4 min
A Terra precisa da nossa ajuda para continuar forte e saudável.
---

Sou ecoestudante

A Terra precisa de água para sobreviver. Tem de ter espaços verdes para haver oxigénio e ar puro. Mas ela está a ficar poluída porque não a tratam bem.

Por isso, na escola E.B.1 de Praia de Mira decidimos entrar no programa Ecoescolas, para ensinar a cuidar deste belo planeta em que vivemos.

A Terra está a sofrer mudanças de tempo: o Inverno parece Verão e o Verão parece Inverno. Eu já tenho medo do mar, porque ele é muito mau e avança para a terra.

Temos de cuidar do planeta Terra, pelo que não o podemos destruir, porque é o único com condições de vida. Temos de reciclar. Temos de poupar, reduzir… e talvez o tempo volte a mudar, e cada estação do ano retorne ao seu lugar.

Todos somos poucos para cuidar da Natureza. Eu preocupo-me muito com o ambiente e sou ecoestudante.

É preciso um ambiente são para nós respirarmos. Tem de se tratar bem das árvores, pois elas salvam-nos. Na nossa escola temos uma horta nova e somos uma ecoescola. Até ganhámos por três anos seguidos a bandeira verde. Eu gostei de ter ido, e a cerimónia foi gira. Ser uma ecoescola dá muito trabalho, porque temos de ajudar o ambiente. Às terças-feiras há reunião do Conselho Ecoescolas. Pensamos como melhorar a escola, como não ter sempre lixo fora dela e nos passeios, como avisar as pessoas, sobretudo os meninos pequenos, que não sabem que os ecopontos são muito importantes, pois permitem separar o lixo que depois é reciclado.

Márcia M. Batista (Praia de Mira)

 

Em defesa da terra

Eu sou um habitante da Terra e acho-a linda.

A Terra tem locais poluídos e outros ainda estão bem e com paisagens maravilhosas.

A Terra precisa da nossa ajuda para continuar forte e saudável. Ela tem lençóis de água dentro dela. Se nós deixarmos o lixo no chão, irá poluir estes depósitos, e quando não tivermos mais cá em cima, e tivermos de ir lá abaixo buscá-la, já não estará em condições, e morreremos à sede ou com doenças.

Há muitas pessoas no mundo que ainda não podem usar água potável, porque não a têm, ou devido à poluição ou à seca.

No outro dia, a minha professora disse que a floresta Amazónia é chamada «pulmão da Terra», e que uns homens andam a cortar as suas árvores por maldade e por ganância, mas o que eles não sabem é que são as árvores que nos dão o oxigénio e sem essas árvores podemos não sobreviver.

Por enquanto, ainda temos muitas árvores e vamos precisando delas para viver, para obtermos o oxigénio. Então queria deixar um recado: «Por favor, não cortem mais árvores e parem com a poluição. Eu já faço por isso, façam vocês também e assim viveremos melhor e teremos uma Terra com futuro.»

Emanuel S. Cuco (Praia de Mira)

 

Pequenos gestos

O planeta Terra também é conhecido por planeta azul. É o único planeta em que o homem pode viver, por enquanto. O nosso planeta tem cinco continentes: Ásia, América, África, Europa e Oceânia, e cinco oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Árctico e Antárctico. Com pequenos gestos, podemos salvar um mundo tão grande! É nosso dever, é nossa obrigação e está nas nossas mãos!

Ana F. Nunes (Praia de Mira)

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Outubro 2021 - nº 600
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.