Sala de convívio
16 novembro 2021

Ano da Família

Tempo de leitura: 1 min
Também no meu colégio se celebra o Ano da Família, e em EMRC temos vindo a refletir, a debater e a fazer trabalhos alusivos ao tema proposto pelo Papa Francisco.
Beatriz Guégués
---

Vimos como a família é a base da sociedade, seu alicerce e quase sempre primeira escola de cada um de nós.

A família não providencia apenas alimento e abrigo à criança, como, afinal, a cria de qualquer animal também tem. O papel da família vai mais muito além: a família é a principal responsável pela educação das crianças, o porto seguro que transmite valores, crenças e moral que, ao longo do tempo, serão absorvidos de acordo com os exemplos dos adultos ao seu redor. Assim, se os pais respeitam os seus filhos, as crianças tendem a tornar-se adultos confiantes e com amor-próprio.

Aptidões como a empatia, o pensar antes de agir, ser capaz de superar perdas e frustrações e interpretar comportamentos e sentimentos (próprios e os dos outros) são aprendidas conforme a família as transmitir. Espera-se que seja a família a primeira a promover a autoconfiança, o amor-próprio e a autocrítica, estimulando nas crianças relações interpessoais saudáveis, baseadas na ética e na honestidade. Uma preparação para o mundo lá fora.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Novembro 2021 - nº 601
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.