À volta do mundo
29 janeiro 2025

Enquanto nós estudamos, brincamos...

Tempo de leitura: 2 min
Há milhões de crianças no mundo que não podem ir à escola porque são obrigadas a trabalhar — cerca de 160 milhões!
Beatriz Guégués
---

Há milhões de crianças no mundo que não podem ir à escola porque são obrigadas a trabalhar — cerca de 160 milhões! Esta realidade é mais comum em países de África. Imaginem que, em vez de acordarem de manhã para ir à escola, brincar com os amigos e aprender coisas novas, tinham de ir trabalhar em campos agrícolas de sol a sol, ou em minas escuras e perigosas. Ou trabalhar em fábricas, fazendo roupas ou sapatos, ganhando quase nada ou por vezes nada.

Na Costa do Marfim e no Gana, há crianças que trabalham em plantações de cacau, aquele mesmo que usamos para fazer chocolate. Outras, algumas com apenas 5 ou 6 anos, são forçadas a trabalhar em minas na República Democrática do Congo, procurando cobalto para as baterias dos telemóveis. São trabalhos extremamente perigosos e esgotantes, que nenhuma criança deveria fazer.

O mais triste é que muitas destas crianças são separadas das suas famílias e tratadas como escravas. Não recebem afeto, nunca tiveram um brinquedo próprio, não vão à escola, e muitas vezes nem sequer têm comida suficiente. Sem instrução formal, ficam presas num ciclo de pobreza que passa de geração em geração.

Há pessoas e organizações como a Unicef ou a Save the Children a lutar por estas crianças! Podemos ajudar falando sobre isto na nossa escola, organizando campanhas de angariação de fundos, fazendo pequenos donativos, ou escrevendo cartas aos políticos. Também podemos fazer escolhas mais responsáveis, como comprar chocolate com o símbolo de «Comércio Justo» (Fair Trade) ou escolher marcas de roupa que garantem não usar trabalho infantil.

Juntos, pequenos gestos podem ajudar a mudar a vida destas crianças! Por isso é importante continuarmos a falar sobre este problema, para que todas as crianças tenham os mesmos direitos e oportunidades.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Fevereiro 2025 - nº 637
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.