Crise Humanitária
A crise é causada pela escassez de financiamento, desastres naturais e principalmente pela escalada de violência armada na província de Cabo Delgado. A escalada da violência por parte dos grupos armados não estatais continua a provocar novas deslocações, a perturbar os serviços essenciais, a restringir severamente os movimentos, a exacerbar a insegurança alimentar e a impedir a prestação de assistência vital, refere um relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, que aponta o declínio de 26% no financiamento humanitário. (Na foto, mulher deslocada dos ataques terroristas em Cabo Delgado em Mahate, arredores de Pemba)
Grito pela Paz
O consagrado programa de Ópera da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em breve protagonizar a primeira Ópera Nacional Moçambicana "Grito de Mueda".
As apresentações ocorrerão conforme o programa:
- Dias 16 e 17 de setembro (00h30 GMT)
- Dia 18 (18h00 GMT)
É uma oportunidade única de apreciarmos essas apresentações sublimes e de fazer ecoar os apelos em favor da paz em Moçambique hoje. Um espetáculo imperdível para o público carioca (RJ) e motivador para todas as pessoas de outros estados e paíeses acompanharem e participarem.Parabéns à Escola de Música da UFRJ um dos baluartes do Ensino Superior Brasileiro nas Artes.
Entra no site da Escola de Música da UFRJ, onde encontras todas as informações relativas ao II Congresso Africanias, incluindo a Ópera Nacional Moçambicana "Grito de Mueda".
Patrícia Teixeira Santos
Docente de História da África da UNIFESP e do PPGH UFAM