Cultura
24 junho 2025

Arte para mudar a sociedade

Tempo de leitura: 8 min
Nú Barreto é o artista plástico guineense mais relevante internacionalmente. Participou em bienais, feiras de arte, exposições colectivas e individuais em vários países de África, Europa, América e Ásia. Procura mostrar ao mundo ideias para transformar a humanidade de África.
Fernando Félix
Jornalista
---

Manuel Jerónimo Barreto da Costa de Oliveira, ou simplesmente Nú Barreto, nasceu em 1966, em São Domingos, Guiné-Bissau. Começou a desenhar desde muito cedo, num ambiente familiar em que os talentos artísticos se destacavam. A banda desenhada foi um elemento muito importante tanto no seu processo de aprendizagem como nos seus trabalhos actuais, nos quais ainda se percebe a influência destas publicações, que trocava com os amigos.

A morte do seu irmão abriu um parêntesis na sua carreira, embora a sua inquietação artística o tenha feito começar a explorar o mundo da fotografia. Apoiado pelo tio, viajou para França, em 1989, para estudar Engenharia Informática, mas a estada em Paris aguça-lhe o interesse pela fotografia. Estudou na École Nationale des Métiers de Image e regressou esporadicamente ao desenho.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Junho 2025 - nº 758
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.