Cultura
24 setembro 2025

Cazaquistão atrai multidões

Tempo de leitura: 7 min
O Cazaquistão, país da Ásia Central com vastas estepes, foi o lar de antigas civilizações e tem sido um centro de encontros multiculturais entre o Oriente e o Ocidente. É, por isso, um autêntico museu da História da Humanidade.
Fernando Félix
Jornalista
---

Os registos mais antigos da presença humana no Cazaquistão datam de há 35 mil anos. Encontram-se num sítio paleolítico singular, em Zhambyl, na região de Almaty. De entre os registos destaca-se Maibulak, a 50 quilómetros da cidade de Almaty, onde foram encontrados ossos fossilizados que documentam o momento da transição do Homem de Neanderthal para o Homem de Cro-Magnon. Os investigadores crêem que estes sítios arqueológicos permitem afirmar que o território do Cazaquistão fazia parte do caminho da migração dos primeiros humanos modernos que, deixando África, se espalharam por todos os continentes.

A primeira civilização vincadamente cazaquistanesa foi a dos Sacas, um povo nómada que partiu das montanhas de uma região actualmente da Ucrânia, e que circunscreveu o seu nomadismo ao território do Cazaquistão há cerca de sete mil anos. Desta raiz histórica nasceu o nome do país, que significa «terra dos nómadas».

Partilhar
---
EDIÇÃO
Outubro 2025 - nº 761
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.