Artigos
12 agosto 2019

Medicamentos para o mundo

Tempo de leitura: 11 min
O fluxo de inovação farmacêutica está a privar as populações pobres de medicamentos novos. Incentivar a inovação nos fármacos, sem obstruir o acesso livre, é urgente para reduzir o sofrimento e as mortes prematuras nos países em desenvolvimento.
Carlos Reis
Jornalista
---

O acesso desigual a medicamentos preocupa a Organização Mundial de Saúde, cujos Estados-membros pedem mais transparência no mercado dos fármacos e no apoio à produção de medicamentos em países em desenvolvimento. A Organização Mundial de Saúde apela a que sejam tomadas medidas para que a informação sobre os preços reais dos medicamentos seja divulgada, bem como informação sobre vendas, unidades vendidas, custos de mercado, subsídios e incentivos. A indústria farmacêutica diz não aprovar algumas das propostas da resolução da agência das Nações Unidas.

Pessoas em todo mundo, particularmente nos países em desenvolvimento, não obtêm os medicamentos de que precisam por causa dos preços cada vez mais altos, o que torna necessário fomentar políticas sustentáveis de investigação e desenvolvimento para o sector farmacêutico que garantam preços acessíveis.

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Julho-Agosto 2019 - nº 693
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.