Artigos
27 setembro 2019

Turismo: Viajar pelo mundo

Tempo de leitura: 7 min
O turismo favorece a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, com um contributo importante no crescimento económico inclusivo, consumo e produção e uso de oceanos e recursos marinhos. O sector é fundamental para muitos dos desafios globais da actualidade.
Carlos Reis
Jornalista
---

O sector do turismo tem capacidade de criar empregos e renda onde eles são mais necessários e para aqueles que são mais vulneráveis. Projectos bem ideados também podem contribuir para proteger o meio ambiente e salvaguardar a diversidade cultural e o património. O turismo pode ainda desempenhar um papel importante na promoção da compreensão mútua, paz e segurança. Uma ferramenta para a diplomacia suave, o turismo constrói pontes entre diferentes povos e cria oportunidades para enriquecer as trocas entre visitantes e anfitriões, bem como para encontros transculturais.

Entendido pela Organização Mundial de Turismo (UNWTO) como «as actividades que as pessoas realizam durante as suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros», o crescente sector do turismo oferece oportunidades para jovens que, globalmente, representam metade da força de trabalho do sector. As mulheres também têm grande representatividade na área, presentes em cerca de um terço dos empregos.

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Outubro 2019 - nº 695
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.