Artigos
04 novembro 2019

Primavera Eclesial para a Amazónia

Tempo de leitura: 14 min
O Sínodo Pan-Amazónico debateu o contexto ecológico, social, cultural e pastoral dos povos que vivem nessa região da América do Sul e fez propostas de conversão eclesial que permitam configurar uma Igreja missionária e com rosto amazónico.
Jairo García Riveros
---

Entre os dias 5 e 27 de Outubro realizou-se em Roma a assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazónica – órgão consultivo do papa, que reúne membros dos episcopados do mundo inteiro ou de determinada região do mundo, como neste caso. Os participantes deste acontecimento pastoral, que reflectiram sobre o tema Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral, procuraram conhecer, discernir e estabelecer linhas de acção perante os desafios ambientais, sociais e pastorais que enfrenta esta região da América do Sul.

O Papa Francisco pediu aos participantes no sínodo – bispos, religiosos e religiosas, missionários, homens e mulheres pertencentes aos povos amazónicos e especialistas que conhecem a realidade amazónica – que se mantivessem «alheios a colonizações ideológicas que destroem ou reduzem as idiossincrasias dos povos» e que tivessem um «coração cristão», «olhos de discípulo» e «olhos de missionários».

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Novembro 2019 - nº 698
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.