Artigos
03 março 2020

Sonhos do Papa para a Amazónia

Tempo de leitura: 18 min
O Papa Francisco publicou a exortação apostólica «Querida Amazónia». No texto, apresenta a sua visão para a Amazónia plasmada em quatro grandes sonhos – no âmbito social, cultural, ecológico, eclesial.
Jairo García Riveros
---

O documento conjuga uma denúncia profética da exploração desenfreada da região pan-amazónica e dos seus povos com os desafios teológico-pastorais, que estimulam a Igreja a crescer nos caminhos da inculturação, da sinodalidade e da audácia missionária.

A exortação Querida Amazónia é o resultado da assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a região pan-amazónica, celebrada no Vaticano de 6 a 27 de Outubro de 2019 e que teve como tema Amazónia, novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. O documento, elaborado numa linguagem profunda, mas compreensiva e concreta, está organizado de acordo com quatro grandes sonhos do papa para a Amazónia (cf. n.º 7): um sonho social, em que não se separe o clamor da Terra do grito dos pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida; um sonho cultural, em que se preserve a riqueza cultural que caracteriza a Amazónia e na qual brilha de maneira tão variada a beleza humana; um sonho ecológico, em que se guarde zelosamente a sedutora beleza natural que adorna a Amazónia, a vida transbordante que enche os seus rios e as suas florestas; um sonho eclesial, em que a Igreja desenvolva processos de conversão e busque caminhos novos de evangelização, de modo a favorecer um encontro com a beleza do Evangelho, promover a inculturação e o protagonismo dos seus povos e configurar comunidades cristãs com rostos novos e traços amazónicos.

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Março 2020 - nº 700
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.