Artigos
27 junho 2020

Clima de mudança

Tempo de leitura: 10 min
O grande choque gerado pela pandemia é um desafio ao recomeço e relançamento de um futuro sustentável. Para que as sociedades tenham um horizonte mais resiliente, mais protector e mais inclusivo é necessária uma recuperação verde.
Carlos Reis
Jornalista
---

Pandemias e riscos climáticos são semelhantes, pois representam choques com impactos socioeconómicos. Ambos são sistémicos, na medida em que as suas manifestações directas e efeitos indirectos se propagam rapidamente num mundo interconectado. O desafio histórico para os líderes e sociedade civil é gerir a actual crise mundial enquanto se constrói um futuro para todos. Salvaguardar as vidas e os meios de subsistência da população é o imperativo da nova ordem global.

Os sistemas de saúde, infra-estruturas, cadeias logísticas e cidades foram projectados para funcionarem dentro de uma faixa muito estreita de condições. Nem pandemias nem riscos climáticos podem ser enfrentados sem uma verdadeira coordenação e cooperação global. De facto, os limites entre uma nação e outra são muito menos importantes do que os limites entre problemas e soluções.

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Julho 2020 - nº 704
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.