Artigos
18 agosto 2020

Aprender a dizer «sim»

Tempo de leitura: 4 min
No âmbito da preparação da Jornada Mundial da Juventude, a realizar em Portugal no ano de 2023, o projecto «Say yes»: aprender a dizer «sim» quer ser um contributo para a renovação da catequese com adolescentes.
P. Tiago Neto
Director do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa
---

Say yes: aprender a dizer «sim». Este é o nome do projecto de catequese com adolescentes iniciado em Setembro de 2019 no qual participam mais de 40 mil adolescentes de todo o País. Percorrendo as diversas edições da Jornada Mundial da Juventude, este projecto tem um duplo objectivo: 1) contribuir para a renovação da catequese com adolescentes em Portugal, propondo uma pedagogia de tipo projectual e um maior protagonismo dos adolescentes; 2) apresentar as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) como um itinerário formativo, baseado numa metodologia de discernimento espiritual da realidade (reconhecer, interpretar, escolher, festejar) em vista da preparação e vivência da JMJ-Lisboa 2023.

O Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa pretende com este projecto contribuir para o esforço conjunto de repensar a catequese com adolescentes na recepção do recente sínodo sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, particularmente da exortação apostólica Christus vivit. Tendo em conta a preocupação relativa à dificuldade de a catequese proporcionar o encontro vivo com Jesus, o projecto Say yes manifesta particular atenção à iniciação à oração com a qual se pretende que os adolescentes se possam encontrar com a pessoa de Jesus Cristo.

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Setembro 2020 - nº 705
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.