Artigos
06 novembro 2020

Encíclica «Fratelli Tutti», testamento político de Francisco

Tempo de leitura: 11 min
O testamento político-social do Papa Francisco, uma síntese do seu pensamento acerca da fraternidade e da amizade social e um apelo a um forte empenhamento dos cristãos na política. Pode definir-se deste modo a nova encíclica «Fratelli Tutti».
António Marujo
---

Se a Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum, é o texto mais inovador do pontificado pela proposta da ecologia integral, a Fratelli Tutti traça um diagnóstico vasto sobre problemas a que Francisco tem dedicado muitas das suas intervenções: migrantes e refugiados, populismos, racismo, novas escravaturas, tráfico de seres humanos, violência sobre mulheres e crianças, pena de morte – e também, de novo, o drama ecológico.

Do diagnóstico, o papa retira consequências: respeito universal pelos direitos humanos, busca incessante da paz, revalorização da função social da propriedade, o perdão numa dimensão política, eliminação da pena de morte, constituição de um fundo contra a fome financiado pelas despesas militares, fim das armas nucleares e da prisão perpétua, reforma da ONU e do sistema financeiro internacional.

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Dezembro 2020 - nº 708
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.