Artigos
07 janeiro 2021

Crianças sem infância

Tempo de leitura: 10 min
Um em cada dez menores em todo o mundo está em situação de trabalho infantil. Embora o número de crianças e adolescentes no trabalho tenha diminuído desde o início do milénio, a taxa de redução desacelerou nos últimos quatro anos. O desafio de acabar com o trabalho infantil permanece.
Carlos Reis
Jornalista
---

Perigoso e prejudicial para a saúde e desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças, o trabalho infantil interfere com a sua escolarização, privando-as desta, conduzindo-as ao abandono precoce da escola ou obrigando-as a conciliar a frequência escolar com longas horas de trabalho. A eliminação do trabalho infantil está incluída nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A meta visa «assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas». A privação da infância é um assunto de direitos humanos em todo o mundo.

Nem todo o trabalho exercido por crianças deve ser classificado como trabalho infantil. O termo é definido como o trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima de admissão ao emprego/trabalho estabelecida no seu país.

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Janeiro 2021 - nº 709
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.