Artigos
08 março 2021

Mulheres: Geração igualdade

Tempo de leitura: 11 min
Não será possível alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável se for esquecida metade da população do planeta. É essencial proporcionar a participação plena e equitativa das mulheres em todos os âmbitos da sociedade para ter um futuro de igualdade.
Carlos Reis
Jornalista
---

Os direitos das mulheres tiveram um progresso significativo nas últimas décadas, da abolição de leis discriminatórias ao aumento do número de meninas a frequentar a escola. Mas agora enfrenta-se uma forte reacção no sentido contrário. As protecções legais estão a ser diluídas em alguns países e os direitos ameaçados.

Séculos de discriminação e de patriarcado profundamente enraizado criaram uma lacuna de poder de género nas economias, sistemas políticos, empresas e cultura. Foi em 1979 que foi aprovado o acordo Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW). O documento das Nações Unidas é explícito no objectivo de atingir a igualdade de género entre homens e mulheres. Já em 1995, realiza-se a quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres (UNWCW), da qual resulta a Declaração e Plataforma de Acção de Pequim (BDPA).

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Abril 2021 - nº 712
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.