Artigos
15 maio 2019

Fúria à informação

Tempo de leitura: 11 min
O crescente sentimento de ódio contra jornalistas e a hostilidade à imprensa de referência ameaçam as democracias. A informação livre, pluralista e independente é necessária ao desenvolvimento das sociedades.
Carlos Reis
Jornalista
---

Na última década, observam-se profundas mudanças na liberdade dos media. A independência dos meios de comunicação social é limitada por numerosas restrições ao direito de divulgar informações e ideias. Ainda que as fontes de informação se tenham multiplicado nos últimos anos, a concentração de propriedade dos meios de comunicação e serviços online levanta sérias preocupações.

As tendências revelam que a independência dos meios de comunicação está a enfraquecer e que os padrões profissionais do jornalismo estão a ser corroídos, tanto pelas forças económicas como pela falta de reconhecimento da classe política. Ao intensificarem-se as críticas hostis aos média e à prática do jornalismo, é promovida a intolerância para com a liberdade de expressão e minada a credibilidade do jornalismo independente.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Setembro 2019 - nº 694
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.